Produção bibliográfica e artigos

LITERATURA E CULTURA
BRASIL/CANADÁ: VISÕES, PAISAGENS E PERSPECTIVAS

VIII ABECAN
 
 
Transculturalidade: transmigrações e transmutações. Interfaces Brasil/Canadá e Vice Versa

In: BERND, Zilá (Org.). Imaginários Coletivos e Mobilidades (Trans)Culturais. Texto apresentado no Colóquio Brasil/Canadá: mobilidades (trans)culturais nas Américas, realizado em março de 2008 no Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Arquivo para download
 
 
HABITAR E REPRESENTAR A DISTÂNCIA EM TEXTOS LITERÁRIOS CANADENSES E BRASILEIROS

NANCY HUSTON INFRAROUGE

Arquivo para download
 
 
NANCY HUSTON: DESLOCAMENTOS E IDENTIDADES

TEXTO ANPOLL 2008
 
CULTURA
"TRADUTOR NÃO É TRAIDOR": NANCY HUSTON E A AUTOTRADUÇÃO

Um verdadeiro escritor não escreve para ser célebre, nem para descolar um prêmio, nem para enriquecer, nem para dizer o que pensa, nem para ensinar a verdade aos outros, nem para melhorar o mundo. Escreve para aumentar o mundo, para empurrar as fronteiras. Escreve para que o mundo seja desdobrado, arejado, irrigado, interrogado, iluminado por outro mundo, e daí se torne habitável. Para isto é que o escritor traduz. O que nunca é uma coisa fácil.

Arquivo para download
 
 
ESCRITURAS E MIGRAÇÕES

Texto publicado em "Mobilidades Culturais: agentes e processos" (p. 265-283), livro organizado por Ivete Lara Camargos Walty, Maria Zilda Ferreira Cury e Sandra Regina Almeida. Belo Horizonte: Veredas & Cenários, 2009, 340p. ISBN 978-85-61508-08-1. Resumo: As migrações internacionais impuseram-se como um fenômeno de primeira ordem ao longo do último século. Sua repercussão intensificou-se neste século XXI, incidiu nas dinâmicas social, política, de integração, nos processos culturais e nas relações internacionais. Qualificado como país aberto, de imigração, primeiro no mundo a proclamar-se oficialmente multicultural, em 1971, é impossível conceber o Canadá sem levar em conta ou destacar a questão da migração, que ocupa um lugar pioneiro na gestão dessa nova complexidade social e cultural. Essa migração, entretanto, não é unicamente geocultural, ligada ao deslocamento de um território em direção a outro. Ela também é de natureza ontológica e simbólica, uma vez que caracteriza o deslocamento do próprio sentido e do ser, na íntima experiência da alteridade. As metamorfoses da literatura contemporânea em escritores que não são propriamente migrantes, as reflexões a respeito da experiência do exílio são vividas na língua e nas profundezas da sensibilidade, onde são experimentadas verdadeiras passagens de fronteiras. Nesta perspectiva serão examinadas representações na produção literária de expoentes brasileiros e canadenses da contemporaneidade.

Arquivo para download
 
 
A FRANCOFONIA NO CANADÁ: AUTORIAS INCONTORNÁVEIS DA LITERATURA QUEBEQUENSE

Artigo publicado em Intercâmbios Brasil/Quebec. Circulação de saberes, organizado por Cláudio Cledson Novaes e Licia Soares de Souza, p. 105-117, publicado pela Universidade Estadual de Feira de Santana, em 2009, 136 p.

Arquivo para download
 
 
O ENTRE-LUGAR

In: FIGUEIREDO, E. Conceitos de literatura e cultura. Juiz de Fora: Editora UFJF/Niterói: EdUFF, 2005, p. 125-141. Termo marcado por múltiplas acepções, valorizado pelos realinhamentos globais e pelas turbulências ideológicas que se iniciaram há algumas décadas e se estendem até hoje, o conceito de "entre-lugar" torna-se particularmente rentável a partir dos anos setenta para reconfigurar os limites difusos entre centro e periferia, cópia e simulacro, autoria e processos de textualização, literatura e uma multiplicidade de vertentes culturais que circulam na contemporaneidade e ultrapassam fronteiras, fazendo do mundo uma formação de entre-lugares, cujas variantes e múltiplas acepções são examinadas neste capítulo.

Arquivo para download
 
DICIONÁRIO
DALVA NA RUA MAR, DE CARMEN DA SILVA. VERBETE MULATA. DICIONÁRIO DE PERSONAGENS AFROBRASILEIROS

O "Dicionário de personagens afrobrasileiros", organizado por Licia Soares de Souza é um instrumento de trabalho docente que põe em cena as principais figuras literárias dos séculos XX e XXI na prosa narrativa e em algumas obras poéticas e musicais, e em contos populares infantis. Com a implementação da Lei 10.639/03, do Parecer no.3 e 4, do Conselho Nacional de Educação (CNE) e da Resolução CNE/CP 01/2004, que instituíram a obrigatoriedade do ensino de História da África e das Culturas Afro-Brasileiras nos currículos das escolas públicas e particulares da Educação Básica, a organizadora observou que poderia criar esse dicionário capaz de servir de ferramenta para professores e pedagogos. Sabendo da necessidade da implementação de projetos pedagógicos que caminhem na perspectiva da Lei 10.639/03, oferece aos leitores o primeiro trabalho relativo ao inventário dos principais personagens de origem africana, enfatizando a forma como eles vivem e problematizam as transferências culturais advindas dos confrontos entre afro-brasileiros e os descendentes de europeus.

Arquivo para download
 
INTERFACES BRASIL/CANADÁ
INTERFACES BRASIL/CANADÁ n. 11

A Interfaces Brasil/Canadá n. 11, com o tema "Brasil/Canadá:diversidade e imaginário coletivo. As Américas em diálogo", está em circulação no Brasil a partir de 9 de junho, quando foi lançada durante a reunião anual da Mesa Diretora da ABECAN, realizada em Salvador, atual sede da Associação Brasileira de Estudos Canadenses. Fórum de diálogo multidisplinar privilegiado entre professores, pesquisadores e escrito­res canadenses e brasileiros, a Interfaces Brasil/Canadá, hoje classificada pela CAPES Qualis A 1 na área de Letras, é acessada em vários países do mundo. A editoração da revista, de 2004 a 2011 pela Editora da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), esteve em suas versões impressa e online sob nossa responsabilidade à frente do Corpo Editorial, também composto pelas professoras Zilá Bernd, que criou a revista, e Eloína Prati dos Santos. Até o número 11 são 155 colaboradores. Estão disponíveis na página www.revistabecan.com.br 142 artigos e 38 resenhas, bem como a chamada para o próximo n. 12, com a editoração das professoras Maria Bernadette Velloso Porto, Eurídice Figueiredo, auxiliadas por Arnaldo Vianna Neto, da Universidade Federal Fluminse (UFF).

Arquivo para download
 
LITERATURA
PEQUENA ANTOLOGIA DA POESIA QUEBEQUENSE

APRESENTAÇÃO
 
 
UMA LITERATURA FECUNDA, MODERNA E ABERTA AO MUNDO:LITERATURA QUEBEQUENSE

PAGINA 115

Arquivo para download
 
 
A REPRESENTAÇÃO DA MULATA NA LITERATURA BRASILEIRA: ESTEREÓTIPO E PRECONCEITO

TEXTO PUBLICADO EM: CADERNOS LITERÁRIOS, RIO GRANDE: EDITORA DA FURG, VOL. 7, 2002, P. 57 a 64.

Arquivo para download
 
LITERATURA E HISTÓRIA
LITERATURA E HISTÓRIA EM O PINTOR DE RETRATOS, DE ASSIS BRASIL

In: Cadernos Literários, Rio Grande: Editora da FURG, vol. 12, 2006, p. 55 a 59.

Arquivo para download
 
 
CONFLUÊNCIAS ENTRE OS DISCURSOS HISTÓRICO E FICCIONAL

In: CADERNOS LITERÁRIOS 2001.

Arquivo para download
 











Dados pessoais

Formação acadêmica e titulação

Projeto Carmen da Silva

Produção bibliográfica e artigos

Pesquisas

Orientações

Material Didático Doutorado 2012

Bancas e participações em eventos

Prêmios

Links

Blog

Contato