Blog


Este é o blog do amore mio, a aniversariante Nubia Hanciau. Familiares, amigos e amigas, juntem-se a nós para presenteá-la com uma agradável surpresa no dia de seu aniversário em sete de março, deixando seu depoimento, mensagem, foto, caricatura, música, conselho, pensamento ou poesia...

Flavio Hanciau
 
 
Se a "feitiçaria é hereditária", conforme escreveu Anne Hébert, para Maryse Condé, "cada um(a) pode moldar a feiticeira à sua maneira, a fim de que ela satisfaça suas ambições, seus sonhos, seus desejos..."
 
Mensagem postada por Zilá Bernd em 18 de fevereiro de 2008 às 07:14.
 
 
Voici le blog de l'anniversiare de NUBIA HANCIAU. Nous invitons la famille, les ami(e)s et les collègues à se joindre à nous pour lui offrir une agréable surprise le jour de son anniversaire le 7 mars prochain. Laissez votre message, envoyez des photos, caricatures, chansons, conseils ou meme des poèmes...
 
Mensagem postada por Flavio Hanciau em 18 de fevereiro de 2008 às 08:18.
 
 
Nubia reunida com sua corte, após quase tres séculos de perseguição e caça as bruxas torna-se uma feiticeira, transformada e revestida de novos valores, ativa, dinâmica, ativa e criativa
 
Mensagem postada por família Hanciau em 18 de fevereiro de 2008 às 09:13.
 
 
Caríssima Núbia,
Nossa amizade vem de muito longe nestes 60 anos: desde a tua chegada a Rio Grande, onde fomos vizinhas, colegas e amigas, continuando pelos caminhos que se separaram, pelas parcerias de trabalho que ficaram, a atenção constante por telefone, mensagens e muitas trocas gratificantes.
A distância, o tempo, divergências de trabalho, de estilo de vida, demandas pessoais e profissionais nunca nos atrapalharam pelo respeito e admiração mútuos que nos enriquecem. Uma boa amizade, como tudo mais na vida, precisa ser alimentada com atenção, carinho, consideração constantes, e isso fazes como poucos.
Que este teu dia 7 de março seja muito especial, mas também todos os demais setes de março até lá por 2050, no mínimo.
Abração, Elô
 
Mensagem postada por Eloina Santos em 18 de fevereiro de 2008 às 10:23.
 
 
Associo sempre a Nubia ao formidável mito da feiticeira que ela ajudou a desvendar e a divulgar em nosso meio : figura de dimensão mítica caracterizada por grande grande força intelectual, por dominar o verbo, manipular ervas para realizar curas físicas e espirituais e, sobretudo, dotada de extraordinário dinamismo que a capacita a ultrapassar fronteiras, realizar sonhos (quase) impossíveis, fazer descobertas inéditas e reverter esses ganhos em benefício da família, dos amigos, dos alunos e de todos quantos estão próximos dela.
Queremos - todos nós que tanto a admiramos - que esse ânimo e essa imensa generosidade permaneçam intactos por outros sessenta aninhos…. Que essa adorável feiticeira do Jardim do Sol continue a nos iluminar com sua aura, com sua magia e com seu sorriso. O Jardim do Sol e o mundo seriam mais pobres sem essa bruxinha capaz – ao mesmo tempo – de voar muito alto e de estar sempre ao nosso lado.
Feliz Aniversário amiga ! ! Preserva teu Axé, tua energia vital que nos fortalece a todos ! !
Zilá.
 
Mensagem postada por Zilá Bernd em 18 de fevereiro de 2008 às 10:26.
 
 
Núbia querida,
que prazer participar do seu blog de aniversário e registrar o grande carinho que tenho por você! A sua inteligência, carisma e brilho pessoal sempre me fascinaram! Continue sendo este exemplo de mulher competente, amiga e companheira. FELIZ ANIVERSÁRIO!
"O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso, existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis..."
Fernando Sabino
 
Mensagem postada por Silvia Reis em 19 de fevereiro de 2008 às 08:03.
 
 
Nubia, en tu cumpleaños, aquí van mis palabras insuficientes, pero verdaderas, y tanto que las dejo en la lengua materna. En ellas, la admiración, el agradecimiento y el cariño de una convivencia de más de diez años, que tú presagiaste como benéfica.
Con mucho que conmemorar y aún mucho más por realizar. Entonces, aniversario-divisor de aguas. Aguas del río, sin fin ni límites, de la existencia. Tal vez, aniversario del rio do meio, río de las aguas del tiempo humano que fluyen entre tumultuadas y calmas, aguas en las que la persona, tú, se reconoce en su caudal transcurrido y por transcurrir, entre-lugar que tanto te gusta, donde acontecen las iluminaciones cotidianas. O, quizás y también, aniversario de la terceira margem do rio, margen de sabiduría, pasión por la existencia y plenitud, donde es posible que las palabras sean y los gestos del amor se tornen emblemáticos del vivir en su fluencia. Y como las imágenes dicen más, para ti estás que podrían acompañar tu nombre. Con ellas celebro, en esta ocasión feliz, tu aniversario y presencia:
Nubia,
sol naciente que ilumina el generoso laboreo
florecida flor policromada de espinas buenas
viajera cosmopolita de los insondables espacios del adentro
deidad del lar y la familia cuyo atributo es el libro de la vida
hechicera de liturgias blancas que hacen acontecer lo
imposible!
 
Mensagem postada por Aimée em 19 de fevereiro de 2008 às 10:01.
 
 
Núbia ajudando a celebrar o aniversário de um de seus maiores admiradores - Walter Santos, que este ano completa 90 anos - e para quem ela sempre envia jornais da Noiva do mar, acompanhandos de lindos cartõezinhos ou postais que ele guarda com muito carinho.

Obrigada, abraços, Eloína
 
Mensagem postada por Eloina Santos em 19 de fevereiro de 2008 às 12:45.
 
 
Oi Núbia,

Como disse a minha amiga baiana, Mary Galvão, "dá para ver, de cara, que a Nubia está de bem com a vida." Parabéns!
Você está de bm com a vida, você é de bem com a vida e isso voce transmite aos que convivem com você. Assim ficamos de bem...
Parabéns!!!! Celebra a vida!!! Celebre o que voce conquistou, celebre esta alegria.
Por aqui a gente agradece por ter tido a oportunideade de conhecer voce, de conviver com você e fica torcendo sempre!!!!
Beijos
 
Mensagem postada por Miguel em 19 de fevereiro de 2008 às 23:53.
 
 
Chère Nubia,

Calme et sereine, laborieuse et joyeuse ( ce sont tes baguettes magiques !) tu encourages tous ceux qui te voient, te parlent ou t'écrivent.

Tu as beau rencontrer dans les livres ( et dans la réalité ?) des sorcières de tout acabit, ne te laisse surtout pas métamorphoser par elles.
Tes amis te préfèrent comme tu es.
Maxi et Xin
 
Mensagem postada por Maximilien Laroche e Xin Du em 21 de fevereiro de 2008 às 01:57.
 
 
Desejo-lhe tudo o melhor nesta data tao importante, e que seu aniversario seja cheio de alegria e felicidade.

Foi um verdadeiro prazer para mim trabalhar com voce durante meu periodo como Embaixador do Canada no Brasil. As lembrancas de minha visita a Rio Grande e do Congreso da ABECAN em Gramado, sao entre as melhores de nossos anos la.

Um grande abraco de nossa parte. Voce sempre sera minha "Canadianologa" favorita no Brasil!!

Guillermo E. Rishchynski, Embaixador
Embaixada do Canada
Schille 529, Col. Polanco
Mexico - DF, Mexico
 
Mensagem postada por Guillermo E. Rishchynski em 21 de fevereiro de 2008 às 02:12.
 
 
Ma-notre si chère Nubiasssimissima!

Patricia et moi-même t'envoyons du fin fond de l'Océan indien, où nous paressons sous les palmes, filaos et takamakas des Seychelles, l'expression de la plus chaude amitié: celle que nous forgeâmes tout au long de ces années d'échanges entre le Québec et le Brésil.
Te souvient-il de cette soirée de Noël, sur la rue Hazelwood, à Montréal, quand ton balai magique t'avait propulsée "dret' dan' ein banc d'neige"???

Bisous bisous de nous deux à toi et à Flavio

Bernard et Patricia
Praslin, Seychelles
22 février 2008
 
Mensagem postada por Bernard et Patricia em 22 de fevereiro de 2008 às 10:21.
 
 
Ma chère Nubia, voici une 2e photo de cette soirée mémorable du 2 août 2004!
Bises
Paty
 
Mensagem postada por Patricia em 22 de fevereiro de 2008 às 10:25.
 
 
Nubia querida
É muito bom conviver com você, mesmo que à distância, pois em nenhum momento de nossas lides acadêmicas, você se esquece de tratar as outras pessoas com carinho e atenção. É muito bom conhecer gente como você, que não virou máquina, e assim nunca deixa de lado o afeto. Você é discípula do Guevara pois nunca perdeu a ternura, mesmo nos momentos mais conturbados.
Beijo e feliz aniversário!
Eurídice
 
Mensagem postada por Eurídice em 23 de fevereiro de 2008 às 00:38.
 
 
Já nos disse Adélia Prado que “mulher é desdobrável”. E eu acrescentaria: desdobrável como as feiticeiras-gigognes de Anne Hébert, embutidas umas nas outras ao longo do tempo, em um jogo vertiginoso de identidades multifacetadas. Desdobrável é também nossa amiga Nubia que, graças a seus sortilégios de humanidade maior, concilia e exerce, com muita competência e maestria, inúmeros papéis. Essa mulher-mosaico sabe se colocar inteira em tudo o que faz e é por isso que, retomando o poeta-mestre, diria que sua alma não é pequena. Generosa e hospitaleira em seus afetos, sabe acolher todos nós, amigos, colegas, alunos, assumindo o gesto da partilha, meio esquecido em nossos dias. Além de ter construído à sua volta uma família muito especial, não cessa de alargar outros parentescos marcados por afinidades eletivas. E na data de seu aniversário, comemorada com tanto carinho e sensibilidade por seu parceiro de existência, todos nós lhe damos parabéns por todas as suas realizações e nos sentimos também contemplados e honrados por participar desta homenagem.
Bernadette
 
Mensagem postada por Bernadette em 23 de fevereiro de 2008 às 10:37.
 
 
Gramado e Canela lembram muito bem as visitas da Núbia com sua glória e formosura a embelezar o cenário da Casa da Montanha. Conversas e bebidas a parte, caminhadas e lareira, eis que ela sempre risonha a todos encanta
 
Mensagem postada por Bruno em 28 de fevereiro de 2008 às 17:17.
 
 
para a eterna presidente, que preside nossas viagens a Punta del Este, nossos almoços e jantares em Rio Grande, minha sincera homenagem e imensos agradecimentos
 
Mensagem postada por Bruno em 29 de fevereiro de 2008 às 11:03.
 
 
Chère Nubia,

je me joins à tous ceux et celles qui te témoignent de leur affection à l'occasion de ton prochain anniversaire.

Malheureusement, je n'ai pas de photographie permettant d'illustrer ton légendaire sourire et ton élégance mais je veux néanmoins témoigner, de ma lointaine cité, Québec, qui connaîtra bientôt elle aussi un joyeux anniversaire, toute l'affection que j'ai pour toi.

Et, de surcroît, je partage le 7 mars avec toi, alors je fêterai doublement !

Je te reverrai avec plaisir à Porto Alegre à la fin du mois de mars.

Abraços,

Lise
 
Mensagem postada por Lise Gravel em 29 de fevereiro de 2008 às 17:01.
 
 
Nubia, a cada entrada nos “enta” ficamos mais maduras, mais experientes e com uma visão de vida cada vez melhor. Trocamos a quantidade, típica da juventude, pela qualidade que é um legado da maturidade, agora somos mais seletivas. Além disso, temos o prazer de olhar para trás e elevarmos a nossa auto-estima por tudo que conquistamos e construímos ao longo de nossa jornada.
Mas, como não há presente sem uma referência ao passado, estou te enviando abaixo três fotos de um passado longínquo, porém bem gostoso.
Neste dia 7, que desfrutes a viagem comemorando teus sessenta anos ao lado desta pessoa maravilhosa que é o Flávio. Tenhas certeza de que em pensamento todos nós estaremos te desejando o melhor e simbolicamente fazendo um brinde a ti que és tão especial para todos nós.
Um grande abraço da comadre, do compadre e da Celina.
 
Mensagem postada por Irani em 29 de fevereiro de 2008 às 19:10.
 
 
Foto de janeiro de 1970 em que foste incluída na lista de destaque em elegância do 1º Jornal Social do colunista Paulo Ferreira onde ele diz: “Possuidora de um rosto belíssimo – muitíssimo alinhada. Estudante da Faculdade de Filosofia.”
 
Mensagem postada por Irani em 29 de fevereiro de 2008 às 19:29.
 
 
Foto foi tirada em Punta del Este, em fevereiro de 1972. Além da tua presença, o importante desta foto é que eu estava grávida de dois meses de teu afilhado.
 
Mensagem postada por Irani em 29 de fevereiro de 2008 às 19:30.
 
 
A foto, de 1983, não poderia deixar de colocar no blog, pois estamos curtindo um sol maravilhoso no Rio. O Flávio aparece em primeiro plano, tu estás atrás e defronte a vocês eu estou deitada e o Paulinho de costas.
 
Mensagem postada por Irani em 29 de fevereiro de 2008 às 19:31.
 
 
A mãe, Adelina Tourrucôo Jacques de quem a Nubia herdou além de tantas qualidades, muita beleza.
 
Mensagem postada por Flavio em 02 de março de 2008 às 14:37.
 
 
Tenho uma avó feita de açúcar, de sonho e de amor. Chama-se Nubia.
Tem cheiro de antigas gavetas perfumadas de jasmim, de coisa nova, de bolo saído do forno, de manhãs de primavera, de banho tomado, de água limpa, de trufas de chocolate, de água de colônia.
É uma senhorinha que faz sessenta anos hoje, sete de março de dois mil e oito. É pequena (e paradoxalmente muito grande em certas áreas), de cabelos lisos, muito vermelhos e brilhantes, sempre arrumados.
Tem o rosto redondo, com uma pele que é um pêssego sob os olhos charmosos e ternos. Tem um jeito de sorrir que derrete almas. E tem também um ótimo senso de humor, de um jeito só dela, apesar de seu “pavio curto” como ela mesma gosta de dizer.
Veste-se sempre impecavelmente, com vestidos e saias sóbrias e elegantes e camisas de tecido chiques e seus eternos blazers e casacos. Nos pés sempre um de seus milhares de sapatos, sandálias e botas que combinam com a roupa. As unhas sempre feitas e esmaltadas com vermelho escuro.
Ama panetone e um bom Alpino. Ama viajar e falar no telefone. Ama acima de tudo nossa família. Minha avó, nossa grande e doce matriarca, sempre ajudando e participando de tudo. Tem um jeito de dama antiga, tamanha a sua delicadeza, e ao mesmo tempo um jeito forte e agressivo quando está irritada.
Tem uma lucidez invejável, discute política e grandes títulos de livros (sua maior paixão). É culta, bem informada e atual.
Tem o dom da palavra, do conselho, de ouvir, de acolher, de entender, sem julgar (que mentira, SEMPRE julgando). Tem o dom do amor. Também o dom da sabedoria, conquistada no alto de uma vida plena, onde criou seus filhos, além de ter trabalhado a vida toda como professora, tendo sua independência, sendo um tanto feminista. Uma doce guerreira da vida.
Essa avó é muito mais que uma avó para mim desde que me conheço por gente. É minha amiga, confidente, companheira, às vezes até um pouco mãe. É meu porto seguro, meu colo, meu exemplo, minha direção e meu orgulho.
Amo ouvir as histórias de sua vida. Amo estar ao lado daquela alma de luz, daquela meiguice na aparência, mas que por dentro tem a honra, a luta, a grandeza, o caráter, a fibra e a força.
Ser de poesia, de felicidade e de bondade. Minha gordinha. Minha avó.

FELIZ ANIVERSÁRIO!

Alessandra Mascarenhas
Adaptado por Maíra
 
Mensagem postada por Maíra Fonseca em 02 de março de 2008 às 14:48.
 
 
Nubinha com seus 5 anos, a todos encantava
 
Mensagem postada por a tchurma em 02 de março de 2008 às 15:39.
 
 
bis
 
Mensagem postada por a tchurma em 02 de março de 2008 às 15:42.
 
 
Baile dos quinze anos da Nubia ocorrido no ano de 1963 em Santa Maria. Está acompanhada de seu pai Sr. Marino Jacques. Na ocasião foi escolhida a "debutante do ano"
 
Mensagem postada por Flavio em 02 de março de 2008 às 17:07.
 
 
Chère Nubia,
Je te souhaite un très joyeux anniversaire, beaucoup de sérénité et de bonheur pour les prochaines années. bises
amicales
 
Mensagem postada por Sylvie em 02 de março de 2008 às 18:44.
 
 
Se a "feitiçaria é hereditária", conforme escreveu Anne Hébert, para Maryse Condé, "cada um (a) pode moldar a feiticeira à sua maneira, a fim de que ela satisfaça suas ambições, seus sonhos, seus desejos..."

Nubia Hanciau, em A feiticeira no imaginário ficcional das Américas, 2004.
 
Mensagem postada por Flavio em 02 de março de 2008 às 20:21.
 
 
Bruxas como diz o galego, yo creer no lo creo pero que las hay, hay!”
 
Mensagem postada por Flavio em 02 de março de 2008 às 20:29.
 
 
Este pequeno quadro presenteado pela Lyuba Duprat, nos tem trazido bons fluidos
 
Mensagem postada por Flavio em 02 de março de 2008 às 20:41.
 
 
A data deste encontro foi em 1980. Aparecem na foto a Isabel (portuguesa), a Berenice, a Nubia e a Clarisse Silva. O local é no Campus Carreiros.
 
Mensagem postada por Flavio em 02 de março de 2008 às 20:45.
 
 
A Nubia encantada com as nossas netinhas Maíra e Violeta. As duas minutos após terem nascido, suas primeiras fotos, Maíra no Hospital da Beneficiencia Portuguesa em 1986. Violeta em 1994, em sua casa, no Senandes.
Abaixo Maíra, aos 18 anos.
 
Mensagem postada por Flavio em 02 de março de 2008 às 21:02.
 
 
Amore mio!
Come ti voglio bene.
Dopo che ti ho conosciuto,
il mondo siè modificato.

Amor meu, amor da minha vida
Estou tão apaixonado;
Te amo tanto... tanto;
Que este amor descobre a mais bela beleza em teu rosto jovem.

Flavio
 
Mensagem postada por Flavio em 02 de março de 2008 às 21:59.
 
 
Querida Núbia: junto-me aos teus amigos e amores nas homenagens no teu dia.

Como tu és bacana, guria!

E é por isso que as manifestações acima são carinho puro em pó. Que tua trajetória de semeadura de afetos solidifiquem esse carisma que ninguém mais te tira.

Um abraço apertado e um suspiro dobrado da Maria Elisa

Fico te devendo uma foto!
 
Mensagem postada por Maria Elisa Zanella em 02 de março de 2008 às 23:13.
 
 
As tres gerações da nossa familia sentem-se felizes e orgulhosos de participar de um momento tão importante na tua vida que é esta data tão especial: 60 anos.
Participar dos últimos 40 anos tem sido um privilégio e um prazer, pois temos cruzados nossas vidas das mais variadas formas: viagens, filhos, netos, trabalhos, enfim...
Beijos de todos nós e que possamos comemorar mais muitos aniversários, e deixá-los registrados sabe-se lá de que forma, hoje no mundo virtual e aos 70, 80, 90, ...????
QUERIDA AMIGA....FELIZ ANIVERSÁRIO!!!!!
 
Mensagem postada por Familia Avancini em 02 de março de 2008 às 23:50.
 
 
Chère Núbia,
Au nom de nos collègues profs de Français, je te souhaite joyeux anniversaire!
Tu restes pour nous tous un exemple de femme: persistante, talentueuse, fidèle à ses amis et collègues, d'une élégance rayonnante!
De gros bisous
Rosa M.
( présidente de l' APFRS)
 
Mensagem postada por rosa maria de oliveira graça em 03 de março de 2008 às 09:54.
 
 
Lembranças do 14 juillet 1984. Abel berenice, Jomar loeci, Edson Regina, Nubia Flávio e Prof Adriane no Blue Note Rio Grande, Luiz Lorea esq Zalony - Altos da antiga vidraçaria universal.
Faz tempo hein...Bjos e Feliz Aniversário de novo
 
Mensagem postada por Abel e Berenice em 03 de março de 2008 às 22:49.
 
 
Querida Núbia,
quero te dizer que na tua ausencia procuro manter o teu Flavinho bem acompanhado ( comigo) e bem nutrido. Aqui estávamos no Bouquet Garni em gramado num exelente almoço Francês, mas sem tua presença, num daqueles congressos "chatos". Brincadeiras a parte tua presença entre nós é sempre bem vinda, com toda tua inteligencia e presença de espírito que muito admiro em ti. Quero continuar a desfrutar de tuas virtudes por muitos anos, junto com o Flávio, teus filohos, netos , bisnetos e tataranetos.
Beijos carinhosos e Feliz Aniversário
Pro 65º aguardo convite para janta em Paris, como aquelas ótimas que tivemos em 1998, naquela vez sem o Flávio.
 
Mensagem postada por Rafael Avancini em 03 de março de 2008 às 23:07.
 
 
Foto tirada durante o V Congresso Internacional de Professores de Francês no dia 19 de julho de 1981. Na foto a Nubia com a Maria Alice Espindola
 
Mensagem postada por Flavio em 04 de março de 2008 às 00:49.
 
 
Tarde de autógrafos na Feira do Livro de Porto Alegre com Alcy Cheuiche patrono da 53ª feira do livro,Maria da Graça, Eloina, e Zilá
 
Mensagem postada por Flavio em 04 de março de 2008 às 00:53.
 
 
Esta foto de 2005 foi tirada em Otawa, no Canada durante a premiação em que a Nubia recebeu a distinção de melhor tese em estudos Canadenses
 
Mensagem postada por Flavio em 04 de março de 2008 às 00:59.
 
 
No mistério do sem-fim
equilibra-se um planeta.
E, no planeta, um jardim,
e, no jardim, um canteiro;
no canteiro uma violeta,
e, sobre ela, o dia inteiro,
entre o planeta e o sem-fim,
a asa de uma borboleta.

Cecília Meirelles
 
Mensagem postada por violeta em 04 de março de 2008 às 02:53.
 
 
Nesta data tão especial que é o seu aniversário, gostaria de agradecer por nossa convivência ao longo destes 18 anos e desejar um Feliz Aniversário repleto de muita luz, paz, amor, saúde e felicidade. Enfim desejo que possamos comemorar inúmeras vezes este grande dia.

Um grande abraço de Elani e família"
 
Mensagem postada por Elani e Erica em 04 de março de 2008 às 03:02.
 
 
Recebi esta poesia da Nubia em 1996
 
Mensagem postada por Flavio em 04 de março de 2008 às 11:59.
 
 
Ma chère!!! Fiquei pensando o que escrever e aí lembrei de uma canção de Enzo Enzodo tempo que eu estava em Bordeaux e lembrei de ti. Aqui vai um trecho com todo o meu carinho pela data.
bisous!!! ana baisch

JUSTE QUELQU'UN DE BIEN
Debout devant ses illusions
Une femme que plus rien ne dérange
Détenue de son abandon
Son ennui lui donne le change

Que retient elle de sa vie
Qu'elle pourrait revoir en peinture
Dans un joli cadre verni
En évidence sur un mur

Un mariage en Technicolor
Un couple dans les tons pastels
Assez d'argent sans trop d'efforts
Pour deux trois folies mensuelles

Elle a rêvé comme tout le monde
Qu'elle tutoierait quelques vedettes
Mais ses rêves en elle se fondent
Maintenant son espoir serait d'être

Juste quelqu'un de bien
Quelqu'un de bien
Le cœur à portée de main
Juste quelqu'un de bien
Sans grand destin
Une amie à qui l'on tient
Juste quelqu'un de bien
Quelqu'un de bien

Enzo Enzo
Paroles et Musique: Kent Cockenstock 1994
 
Mensagem postada por Ana Baisch em 04 de março de 2008 às 15:07.
 
 
Núbia, minha querida amiga, muitas e muitas felicidades!
Tida
 
Mensagem postada por Tida Torres em 04 de março de 2008 às 18:11.
 
 
Querida Núbia,
o grande dia está chegando!
Receba nosso "melhor sorriso" com votos sinceros de FELIZ ANIVERSÁRIO! Décio e Sílvia
 
Mensagem postada por Silvia Reis em 04 de março de 2008 às 18:30.
 
 
Antes de começar essas linhas, pensei na difícil tarefa de dar um depoimento sobre a Núbia, que nesse dia sete de março completa sessenta anos de vida. Difícil porque não sei se consigo expressar em palavras o que eu sinto por ela, tampouco demonstrar em letras a absoluta necessidade que tenho dela, a todo o momento da minha vida. Arrisco quebrar o silêncio nessa data tão significativa. A Núbia que primeiro conheci foi como minha tia, a mãe dos primos que amo. Eis que a roda da vida teimou em separar nossos laços formais, mantendo acesos, apesar disso, todos aqueles afetos fraternais, e porque não dizer filiais, que me abrigam e me encorajam até hoje. Sou muito grato à Núbia. No momento mais difícil da minha vida, Núbia estava lá. E ela sabe quando foi. Na minha ida com esperança, mas desordenada, para estudar em Porto Alegre, a Núbia esteve do meu lado, proporcionando e sempre acreditando que eu pudesse ... e eu pude! Mas não reconheço apenas aquilo que a Núbia fez para que me engrandecesse (e me orgulha saber que ela sempre me vê com muita grandeza!), agradeço ao divino por saber que ela existe e está lá, todos os anos, sempre me esperando no Natal! Se o Natal representa principalmente um nascimento, a todo ano renasço na casa da Núbia e do Flávio, me fortaleço em seus afetos para os demais dias do ano vindouro. Falo para ti de coração: essa foi uma escolha, Tia Núbia; escolhi passar parte de muitos dos meus Natais na tua casa, no aconchego da tua “casa” metafísica.
Tia Núbia: admiro a tua garra, a tua perspicácia ...e, para brincar, inclusive a tua ironia (que acho que vou chamar de franco-socrática!). Quero que tu saibas que me és um exemplo a seguir, e que conto com teu amor e amizade indefinidamente. FELIZ ANIVERSÁRIO! Com todo amor que eu posso te oferecer, um beijo do teu sempre sobrinho,

Dado
 
Mensagem postada por Dado em 04 de março de 2008 às 18:54.
 
 
Querida prima feliz aniversário ,desejamos toda a sorte do mundo para ti e o meu querido e maravilhoso Anjo Flavio beijos do Sergio Rose Andre e Victoria
 
Mensagem postada por Sergio Amado Coirolo em 05 de março de 2008 às 16:12.
 
 
Amiga querida:
Quero te cumprimentar por mais uma 'promoção' a se cumprir no próximo dia 7. Aliás, merecida, pois és uma amiga afetuosa e, sobretudo, companheira e solidária nas muitas e mais diversas horas. Não sei se te lembras, mas foste a responsável pela minha vinda para Rio Grande e, a partir daí, conseguimos (e ainda estamos por conseguir!) realizar inúmeros projetos juntos, inúmeras viagens (mesmo aquelas com alguns sustos!), tudo tendo como ponto de partida a literatura. Assim, parodiando (mal!) o poeta, te digo "vai em frente, menininha, pula o muro, pinta o sete", pois a vida está apenas começando. Felicidades e beijos muitos.
Carlos Baumgarten
 
Mensagem postada por carlos alexandre em 05 de março de 2008 às 22:20.
 
 
Nubia, parabéns! Pelas várias Nubias, que aqui inclusive puderam se encontrar e se revelar nesta idéia tão sincera e gentil de teu marido. Que este e todos os demais sejam dias especiais em tua vida pelo simples fato de que sabes também tornar tudo o que fazes muito especial.

Um beijo grande com os melhores votos de alegria, saúde e muita luz, de quem muito te admira,

Fabiane
 
Mensagem postada por Fabiane Resende em 05 de março de 2008 às 22:36.
 
 
Eu tenho tanto prá lhe falar
Mas com palavras não sei dizer
Como é grande o meu amor
Por você...

E não há nada prá comparar
Para poder lhe explicar
Como é grande o meu amor
Por você...

Nem mesmo o céu, nem as estrelas
Nem mesmo o mar e o infinito
Nada é maior que o meu amor
Nem mais bonito...

Me desespero a procurar
Alguma forma de lhe falar
Como é grande o meu amor
Por você...

Nunca se esqueça nem um segundo
Que eu tenho o amor maior do mundo

Mas como é grande o meu amor
Por você!...
(Roberto Carlos / Erasmo Carlos)
 
Mensagem postada por Julie e Cielo em 06 de março de 2008 às 09:34.
 
 
Querida Núbia,
Que alegria poder participar, mesmo a distância, da comemoração do seu aniversário! Você é, sem dúvida, uma das mulheres que mais admiro pela combinação inusitada de sua delicadeza, gentileza e doçura com a firmeza e clareza de propósitos que faz de você, não apenas uma pessoa muito querida, mas também uma acadêmica e intelectual respeitada. Tem sido um privilegio trabalhar com você e compartilhar sua sabedoria e generosidade. Neste dia tão especial, envio-lhe um abraço carinhoso, desejando-lhe felicidades, hoje e sempre.
Sandra
 
Mensagem postada por Sandra Almeida em 06 de março de 2008 às 12:20.
 
 
Dearest Nubia….

On this great day for you, your birthday, not only did I want to wish you many happy returns for the day.. but I was also wondering whether I would be articulate enough to wish you the greatest joy ever for this day… I wanted to capture the elegance that is Nubia... the generosity of spirit and mind that is Nubia…the scholar that is Nubia… the El-Presidente that is Nubia.. most of all… the friend that is Nubia.…! I have failed in my task to come up with something original.. so here are some quotes from more articulate people than myself that are totally applicable to you as you have lots of fun on this day...

"Though our communication wanes at times of absence, I'm aware of a strength that emanates in the background."
-Claudette Renner

"Friendship: a building contract you sign with laughter and break with tears." Danielle N. Redfield

"Friend - a person known well to another and regarded with liking, affection and loyalty."
- Collins English Dictionary

It takes a long time to grow young. -- Pablo Picasso

It is utterly false and cruelly arbitrary to put all the play and learning into childhood, all the work into middle age, and all the regrets into old age. -- Margaret Mead

Youth has no age. -- Pablo Picasso

Bonne Anniversaire,… tanti auguri… a toast to you… miss you.. many many kisses.

Itesh Sachdev (London, UK), 7.03.08.
 
Mensagem postada por Itesh Sachdev em 06 de março de 2008 às 15:13.
 
 
Chérie!!!
Fico muito feliz em poder participar dessa homenagem... qualquer coisa que eu escreva será pouco para demonstrar todo meu carinho, respeito e admiração. Nossa convivência é sempre motivo de aprendizado, e uma das lições que quero manter sempre é essa energia e juventude, exemplo de que todos nós temos sempre o que aprender, que a busca é interminável, e que uma das coisas mais legais da vida é o prazer da descoberta. Fico orgulhoso de ter tido a oportunidade de aprender tanto contigo. Muito obrigado pela atenção, pelos ensinamentos, discussões, tensões e risadas. Valeu muito a pena, espero sempre poder te acompanhar!
Feliz aniversário, muita saúde, sucesso e felicidade.
Beijão do teu ex-orientando que te admira.
 
Mensagem postada por Luciano Passos Moraes em 06 de março de 2008 às 15:27.
 
 
Vó Núbia, minha "sogra emprestada", das ambrosias e poesias, um feliz aniversário neste 7 de março de 2008, em que se abre mais uma década de uma vida plena de realizações e contribuições maravilhosas. Ah, e parabéns também amanhã pela grande Mulher que és.

beijos, Ronaldo
 
Mensagem postada por Ronaldo em 06 de março de 2008 às 15:33.
 
 
Querida Madrinha,

Parabéns pelo aniversário!!! Estivemos juntos nesses últimos 35 anos e eu realmente sou uma pessoa de muita sorte por ter uma madrinha como tu. Madrinha é a segunda mãe e sou grato pelos momentos felizes que passamos e por todas as experiências vividas, os almoços de sábado, as aulas de francês, as viagens para Santa entre tantos outros.
Curte bastante o teu dia com o Flávio e aproveita esse lugar que é muito lindo.

Beijos,

Fernando (Mara e Bruno também)
 
Mensagem postada por Fernando em 06 de março de 2008 às 20:13.
 
 
Estimada mana rio-grandense


que bom partilhar de uma data especial, contigo e os que te querem bem! fico imensamente contente por essa ocasião de reiterar a amizade e o respeito que te dedico. Com os melhores e mais sinceros votos de paz, saúde e prosperidade em todos os teus dias deseja-te o amigo sertanejo


Humberto
 
Mensagem postada por Humberto de Oliveira em 06 de março de 2008 às 20:24.
 
 
A Nubia é assim:

- de deixar o queixo cair, roubando toda a cena...
 
Mensagem postada por Kelley em 06 de março de 2008 às 21:56.
 
 
- tem uma energia que a impulsiona a perpetuar o conhecimento...
 
Mensagem postada por kelley em 06 de março de 2008 às 21:56.
 
 
- compartilha sabedoria e sucesso...
 
Mensagem postada por kelley em 06 de março de 2008 às 21:58.
 
 
- aproxima gerações...
 
Mensagem postada por Kelley em 06 de março de 2008 às 21:59.
 
 
- forma equipes...
 
Mensagem postada por Kelley em 06 de março de 2008 às 21:59.
 
 
E eu, em minha tietagem, vou sempre acompanhando...
 
Mensagem postada por Kelley em 06 de março de 2008 às 22:00.
 
 
...para prestigiar e me contagiar dessa energia, pois
Nubia é, pra mim, “feiticeira-madrinha”
 
Mensagem postada por Kelley em 06 de março de 2008 às 22:01.
 
 
Parabéns a minha querida mestre, amiga de muitas horas.
Um beijo
Kelley Duarte
 
Mensagem postada por kelley em 06 de março de 2008 às 22:02.
 
 
Querida Nubia! É com muita alegria que participo dessa homenagem idealizada pelo Dr. Flávio.
Saiba que és uma pessoa muito importante em minha vida, pois
devo a ti tudo o que conquistei até hoje.
Desejo, do fundo do meu coração, toda a felidade do mundo e muito sucesso pessoal e profisional.
Um Feliz Aniversário, de sua amiga de hoje e sempre, bjs...
 
Mensagem postada por Leticia Gasque em 06 de março de 2008 às 22:58.
 
 
“Os ventos que às vezes tiram algo que amamos são os mesmos que nos trazem algo que aprendemos a amar...
Por isso, não devemos chorar pelo que nos foi tirado, mas sim aprender a amar o que nos foi dado...
Pois tudo aquilo que realmente é nosso...
nunca se vai para sempre!”



Querida Nubia:
Os anos que se foram são aprendizados para os que virão! Que venham muitos outros anos, vividos com intensidade, saúde e muita felicidade...
junto do maridão, filhos, netas e bisneto(s)

E no decorrer desses próximos anos, espero continuar prestando meus serviços, pois quanto mais envelheces, mais elegante e charmosa ficas.
Parabéns!
Um forte abraço
Eliza B. Duarte
(e Oscar Duarte)
 
Mensagem postada por Eliza em 06 de março de 2008 às 23:48.
 
 
Querida Nubinha,
Yoko Ono (que foi acusada de traição pelos outros Beatles) lançou um álbum, aos 75 anos, com canções antigas, intitulado "Yes, I´m a Witch". Para ela, "all women are witches and all witches magical beings. Women shouldn´t be ashamed of that". Mas, mágica mesmo é a amizade sincera entre duas bruxinhas de sessenta.
Que o dia 7 de março seja inesquecível pra ti!
Kiss, Lili.
 
Mensagem postada por Eliane em 07 de março de 2008 às 00:58.
 
 
Família Amada no Marco Zero de Paris!
 
Mensagem postada por Julie em 07 de março de 2008 às 01:15.
 
 
Conhecer Versailles com "ma belle-mère" foi inesquecível. Tava tão bom... Que venham as próximas!
 
Mensagem postada por Julie em 07 de março de 2008 às 01:20.
 
 
Núbia e Hanciauzinho sempre companheiros, nos apresentando "a vida", nos aguentando...
 
Mensagem postada por Julie e Cielo em 07 de março de 2008 às 01:29.
 
 
Nubia querida:
Dejo aqui un fervoroso abrazo, pequeñisimo presente de aniversario para la amiga amorosa que siempre he tenido en tí.
Agradecida por dejarme un espacio entre tus afectos, agradecida por tu cálida acogida al llegar a esta tierra riograndina, ya tan querida !!!, agradecida por estos años de complicidad !!! Que tengas una dia muy feliz !!! Elena.
 
Mensagem postada por Elena em 07 de março de 2008 às 03:46.
 
 
Mummys querida,
Quando pensei no teu aniversário, tentei lembrar um pouco de tudo que realizastes. Uma vida cheia de realizações é uma vida feliz e de respeito. Num olhar ligeiro e descompromissado (aviso a todos!), recordei uma série de fatos que ilustram muita coragem, conquistas, coração largo, imensa dignidade e muito amor. Uma vida que dá orgulho e satisfação, e que prenuncia a realização ainda mais segura de novos sonhos, novos projetos e novas alegrias.
Olha quanta coisa legal pode acontecer em 6 décadas:

Primeira década
Apartamento na Galeria do Comércio
Vida de fazenda nos finais de semana, quem diria
Primeiros cursos de piano (não vingou) e de francês (deu pro gasto)

Segunda década
Campeã de natação
Debutante
Formatura no magistério
Casamento precoce
Começava a virar riograndina
Marcos
Um ano e meio de São Paulo

Terceira década
Faculdade – francês
Professora no Cantinho Infantil
Dinda do Fernando
Marcelo
Marieta
Aprovação no concurso para professora da Furg
Primeira viagem para a Europa, curso (primeiro o trabalho, claro!)
Piscinas e tênis no Yatch Club
Independência...
Primeiro Chevette, cinza
Veraneios com Paulinho e Irani, e com Eloína
Curso Nancy, três vezes por semana em POA
Curso particular de francês, com Maria Alice
Natais com tia Teresa
Começa a fase (!) de bastante trabalho

Quarta década
Coordenadora do DLA
Lyubat apresenta Flavio
Da ré, bate na porta do gol do Flavio e não conta (até hoje!)
Primeira viagem acompanhados à França, em 82
Ponte Alexander III, Paris, pedido de casamento
Sexta-feira 13 de maio de 82, casamento com Flavinho
Lua-de-mel em Angra
Verões em Bombinhas
Natais em Gramado
Segunda formatura - Inglês
Construção da casa do Jardim do Sol, mudança em 25/12/88
Nasce Maíra, linda, vira avó.
Trabalha, trabalha, trabalha

Quinta década
Conhece Zilá, mentora e amiga
Mestrado
Viagens à Bahia para ver Maíra
Nasce Violeta, linda
Enfim compra seu carro francês, um Renault Megane
Se enche de trabalho

Sexta década
Cria Núcleo de Estudos Canadenses
Mora no Canadá por 3 meses
Doutorado
Viaja cada vez melhor
Escreve livros
Preside Abecan
Nasce Lorenzo, vira bisa
Aposentadoria... que nada!
Autografa na feira do livro
Ganha prêmio Pierre Savard
Escolhe bons projetos e se delicia com isso
Segue lotada de coisas pra fazer, graças a Deus!
 
Mensagem postada por Marcelo em 07 de março de 2008 às 10:05.
 
 
Os primeiros congressos!
 
Mensagem postada por Marcelo em 07 de março de 2008 às 10:19.
 
 
Marcos e Violeta no Jardim do Sol
 
Mensagem postada por Marcelo em 07 de março de 2008 às 10:21.
 
 
Adora um banho de mar!
 
Mensagem postada por Marcelo em 07 de março de 2008 às 10:23.
 
 
Natal em família (faltando a Julie)
 
Mensagem postada por Marcelo em 07 de março de 2008 às 10:26.
 
 
a foto da amiga Eloína, que era pra estar lá em cima, mas... tá aqui!
 
Mensagem postada por Marcelo em 07 de março de 2008 às 10:29.
 
 
Mãe
O orgulho que tenho de ti e de nossa relação é desmedido, quase exibido. És a inspiração e a prudência; a palavra doce e a firme; a que faz rir, mas que sabe a hora de fazer pensar (aliás, sempre faz pensar!). A que recebe sempre e a qualquer hora, mas que não empaca jamais; a que dá segurança e porto seguro, mas que não passa a mão nem engole sapo. A mão firme e quente que afaga as costas, mas nada de muito chamego que se tem muita coisa pra produzir. A que fala forte e claro, e às vezes muito, mas que sabe a hora do bom silêncio próximo. A que adora viajar, mas que odeia sair de casa pra viajar. A que trabalha, trabalha, trabalha, mas (acreditem!), sabe curtir.
És um paradoxo em pessoa, então? Não, és mulher e mãe de verdade!
Que venham os próximos 60!
Te amo muito! Sabes disso!
Marcelo
 
Mensagem postada por Marcelo em 07 de março de 2008 às 10:37.
 
 
Nubia,

Parabéns por esta data, e por todas as tuas conquistas ao longo da vida!

Um abraço carinhoso,

Rubelise
 
Mensagem postada por Rubelise da Cunha em 07 de março de 2008 às 13:25.
 
 
Buenas
Parabéns. Chegas a um belo planalto, do qual todas as coisas do mundo adquirem o seu real tamanho.
Abraço do
Assis Brasil
 
Mensagem postada por Assis Brasil em 07 de março de 2008 às 14:09.
 
 
Querida Nubia,

A ABECAN nos fez assumir imensos desafios, nos trouxe risos e lágrimas, nos deixou de cabelo em pé, queimou vários de nossos neurônios, nos trouxe maravilhosos momentos de convivência com o IX Congresso... e, sobretudo, nos deu a medida do grande ser humano que é você com as suas doses cotidianas de solidariedade, generosidade, incentivo e reconhecimento por nosso trabalho. Isto espelha bem o retrato do ser humano especial que você é: alguém que caminha junto e que não se furta em auxiliar e construir em equipe.

Em nosso nome e em nome dos canadianistas brasileiros, expressamos duplamente o nosso orgulho por seu profissionalismo e pelo maravilhoso trabalho que você empreendeu enquanto presidente da ABECAN. Talento, seriedade, compromisso, dedicação que se destacam hoje ainda através de seu empenho no comando da Revista Interfaces Brasil/Canadá.

Neste dia tão especial, saiba que, para nós, ter você na vida abecanense e em nossas vidas faz com que todos os dias se tornem especiais e mais felizes.

Um grande beijo acompanhado dos perfumes e sabores do Acarajé da Dinha, da moqueca de Don’Ana, do pôr-do-sol no Farol da Barra e das gostosas rinhas e roskas do Marina contorno.

Muito AXÉ dos deuses baianos e a benção de Nosso Senhor do Bonfim!!!

Ana, Sérgio, Aline, Elisa e Marcus Serpa
 
Mensagem postada por Equipe ABECAN BAHIA em 07 de março de 2008 às 16:49.
 
 
Núbia Querida,
Passamos momentos maravilhosos juntas nesta data tão especial, te desejo muitas felicidades, com muito carinho da nora e amiga.

Fernanda
 
Mensagem postada por Fernanda Halfen em 07 de março de 2008 às 18:51.
 
 
Tuto chunto!
 
Mensagem postada por Fernanda, Marcos, Juli e Marcelo em 07 de março de 2008 às 19:04.
 
 
Viva!
 
Mensagem postada por Los 4 em 07 de março de 2008 às 19:07.
 
 
Que noras maravilhosas, hein!?
 
Mensagem postada por Julie e Fer! em 07 de março de 2008 às 19:08.
 
 
agora com foto!
 
Mensagem postada por As noras... em 07 de março de 2008 às 19:11.
 
 
Neste finalzinho de sexta-feira... dei-me conta de que é o 7 de março!
Então... muitas felicidades, querida Professora Nubia!
Um grande e afetuoso abraço
Reguffe
 
Mensagem postada por João Reguffe em 08 de março de 2008 às 00:01.
 
 
Minha Querida amiga Núbia ! Estou "levemente " atrasada no dia , mas , só hoje o Dado (meu filho que te ama ) , me passou o Blog , que só "esse maridão "maravilhoso "poderia ter criado e muito bem merecido !!!!

No dia 7 , sabia que vocês estavam viajando e te enviei uma mensagem pelo celular ! Não sei se recebeste , mas ,de qualquer forma , reitero meus votos de que tenha sido um dia MARAVILHOSO , pois sabes como mereces !Muita saúde , paz , felicidades junto de todos os teus queridos (que também são meus .......)

Sabes como "te gosto " e te admiro ! Tivemos nossos vários momentos (alegres e tristes ) juntas , mas jamais nos afastamos !!!!O que acho admirável e fico feliz em poder dar este depoimento numa data tão significativa ! Obrigada pela tua amizade , obrigada por teres me dado sobrinhos tão queridos e "sempre presentes " em todos momentos mais difíceis da minha vida !Obrigada pelas sobrinhas netas e agora , pelo sobrinho bisneto !!!!!!O nosso querido Lorenzo ! Obrigada por "teres nos dado " nosso querido amigo (de todas as horas , o Flávio , que aprendemos a gostar "desde sempre "!!!!!)

Um beijo muito carinhoso da Lídice

OBS:Os 60 "não doem , podes ter certeza "!!!!Falo "com experiência "!!!!!!!!!!
 
Mensagem postada por Lidice Fonseca das neves em 09 de março de 2008 às 11:21.
 
 
Núbia
Quero que recebas um grande abraço, bem apertado, com muito carinho.
Desejamos que tenhas muitos BONS anos de vida.
Márcia e João
 
Mensagem postada por Marcia Barcellos Almeida em 09 de março de 2008 às 23:47.
 
 
Recebida da Fátima e da Amanda no dia do meu aniversário, acompanhada de um lindo presente.
 
Mensagem postada por Fátima em 13 de março de 2008 às 19:16.
 
 
Recebida da Superintendência de Administração de Recursos Humanos - FURG em 7 de março de 2008
 
Mensagem postada por FURG em 13 de março de 2008 às 19:22.
 
 
Cartão e presentes recebidos em 10 de março ainda pelo aniversário.
 
Mensagem postada por Maria Izabel em 13 de março de 2008 às 21:24.
 
 
Vó meus parabéns!!!
Te amo muito e coloquei essa foto de bruxa pois lembrei das suas !!!
Milhões de beijos da sua netinha Vivis
 
Mensagem postada por Vivis em 14 de março de 2008 às 13:53.
 
 
"Com um abraço e um beijo te direi:
 
Mensagem postada por Lorenzo em 17 de março de 2008 às 20:31.
 
 
"Amo você, você me ama
Somos uma família feliz..."
 
Mensagem postada por Lorenzo em 17 de março de 2008 às 20:32.
 
 
"Fazer sessenta pode ser horrível ou agradável. Depende de como cada um viveu. Eu continuo com vontade de criar."

Mary Quant

Querida!

Passado o primeiro impacto dos sessenta, por certo já viste que não dói. Vai doendo aos poucos: a perna, o joelho, aquele ombro maldito, o olho que teima em se contrair e só causa rugas, o ouvido que não capta bem nem as fofocas... A dor é só por fora. O coração não dói. A natureza é sábia: instalam-se a tranqüilidade e embora pareça estranho, também a calma que é amiga esforçada da perfeição.
Vi teu "blog". Foi bom ter deixado minhas palavras para mais adiante porque li mensagens bonitas, alegres, comovidas, humoradas e apreciei fotos que lembram momentos significativos e felizes muitos dos quais participei contigo. Revi com saudade a nossa querida Branca de Neve e recordei às risadas o tempo das Irmãs Metralhas.
Porém, os meus mais do que sessenta anos não me permitiram essas novidades bloguianas. Assim, aqui estou por outro meio abraçando a amiga querida, leal, compreensiva, inspirada e inteligente que és.
Agradeço-te o afeto, o carinho, a atenção que sempre me dedicaste. Desejo que sejas sempre muito feliz e que continuemos juntas a celebrar nossa amizade.
Um beijo grande e um abraço bem apertado da Alice.
 
Mensagem postada por Alice Fonseca em 20 de março de 2008 às 00:48.
 
 
Nubia querida, enredado que nem cusco em procissão acabei esquecendo a data do teu aniversário, que quase coincide com o meu que foi dia 18 de março.
Não preciso nem dizer que te desejo o melhor dos melhores, pois sendo a pessoa maravilhosa, inteligente e esforçada que és, o mereces.
Só o fato de cuidades tão bem do meu querido amigo Flávio, faria com que eu te amasse de paixão.
Te amo.
 
Mensagem postada por Filipe Dias em 20 de março de 2008 às 12:37.
 
 
Na mensagem acima, por favor, onde se lê "cuidades", leia-se "cuidares".
 
Mensagem postada por Filipe Dias em 20 de março de 2008 às 18:13.
 
 
Querida Núbia,
Parabéns pelo seu aniversário! Desejo-lhe muita saúde, paz e excelentes realizações no trabalho.
E desculpas pelo enorme atraso... Quando soube do seu aniversário, a data já havia passado. Estamos tendo problemas com o portal da UFMG (estão modificando as coisas ) e com muita freqüência a página sai do ar, fato que dificulta muito a nossa comunicação.
Parabéns ainda pelo número 8 da INTERFACES. Parece excelente!
Um abraço carinhoso da
Dilma
 
Mensagem postada por Dilma Castelo Branco Diniz em 30 de março de 2008 às 21:51.
 
 
Núbia querida,
Como disse o Marcelinho, entre linhas,
QUE SESSENTA QUE NADA!!!!!!
Quero chegar aos sessenta assim também...
Como dizem "A língua é o chicote do rabo!"
Prá lá eu pretendo ir também...
Tudo aquilo que eu condenava em ti ( trabalho, trabalho e mais trabalho, leitura e leitura, estudos e mais estudos), estou querendo pra mim agora! Bem feito...
Tinhas razão é uma cachaça....Agora que provei estou ralado!!!
Amada, como disse a Maira és feita de açúcar, nem sempre muito doce, mas inegavelmente, de açúcar...
Admirável, quase invencível....
Insuperável....
Acompanhei uma boa parte da tua trajetória, das tuas histórias,
das tuas passagens e fostes brava sempre...
Enfrentastes todos os percalços com bravura invejável...
E estás aí com sessenta nos registros de identidade, que são apenas papéis que conprovam os anos de vida que vão nos distanciando da data de nascimento e no teu caso essa idade significa realização, jornada, caminhada bem vivida, marcada pelas tuas marcas, pela tua alegria, pela tua sabedoria, pelo teu carinho, pela tua delicadeza e pelos frutos que já colhes, pois soubestes semeá-los...
Parabéns, não só pela comemoração do teu aniversário, mas por seres quem és e como és.
Tenho muito orgulho de poder conviver e privar desta amizade...
Um grande beijo prá ti e para a tua cara metade que também é especial!
 
Mensagem postada por Bira Lopes em 01 de abril de 2008 às 23:52.
 
 
Chère Nubia,
Sois la bienvenue dans notre cercle, sélect mais pas nécessairement restreint, puisque si le nombre de tes années n'avait pas été fièrement proclamé, nous n'aurions rien su, jeune comme tu parais. D'ailleurs, selon ce que tu dis, tu n'es pas encore fatiguée de travailler. Donc bienvenue jeune recrue de notre groupe. Par conséquent, ce n'est pas encore nécessaire de t'envoyer le livre de Paul Lafargue, Le droit à la paresse. Quoique sur la plage, ce puisse être une lecture appropriée. Et qui sait, tu pourrais découvrir le secret d'être à la fois paresseuse et travailleuse. Une contradiction jusqu'à présent insoluble pour certains comme moi. Même si j'y pense chaque jour. En ce cas, avant de brèveter ta découverte, je te prierais de m'en faire connaître les secrets principaux.
Ce fut agréable de penser à ta joie de fêter ton anniversaire en sachant que tout autour de toi, autour du monde, tes amis, même invisibles, étaient à côté de toi. Amitiés à Flavio et à toi de Maxi et Xin.
 
Mensagem postada por Maximilien Laroche em 07 de abril de 2008 às 14:15.