Cidadão Rio-Grandino

“Para mim, ser rio-grandino não significa ter nascido aqui, mas é estar aqui, ser daqui, viver aqui, viver daqui. Isto fez de mim o que hoje sou. Renasci aqui. Penso que nosso lugar é aquele que nos acolhe e reconhece como seres humanos. Isto nos cria um fulgor sem fronteiras.”

Flavio Amado Hanciau

Em dezembro de 2010, a dedicação, a competência, a honestidade e a persistência que norteiam a carreira e caracterizam a trajetória profissional e acadêmica de Flavio Amado Hanciau, foram reconhecidas oficialmente pela Câmara Municipal do Rio Grande, quando, no dia 3, lhe foi outorgado, no Teatro Municipal, o Título de “Cidadão Rio-grandino”. Essa proposta inicial do amigo Alberto Amaral Alfaro, encabeçada pelo vereador Delamar Mirapalheta, proporcionou-lhe uma das grandes alegrias de sua vida. Embora nascido em Carazinho, tendo vivido alguns anos em Porto Alegre, no Rio de Janeiro e em Paris, se na prática e no dia a dia ele já era de fato cidadão de Rio Grande, cidade que ama e à qual serve há mais de quarenta anos, esse reconhecimento público foi motivo de júbilo inesquecível.

Flavio, bem andou quem decidiu homenagear-te! Não é em vão que tens “amado” em teu nome... Moacyr Scliar tinha razão: há nomes que condicionam destinos! É fácil escrever sobre quem amamos, alguém que representa unanimidade positiva. É fácil incorporar-se ao coro de vozes laudatórias: bastam alguns adjetivos. Na teia de elogios, difícil é ser original. Problema de quem lida com as palavras, essa luta vã de que fala Drummond. Então fica o agrado tardio, mas sempre válido: os escritos, as fotos, o instante do passado onde ficamos congelados em um eterno agora. Além das imagens captadas pela luz, que existem no seu tempo e espaço, permanecem igualmente as caras e os corpos dos amigos importantes para nos validarnos, nos estendermos à eternidade.

Uma das coisas boas de envelhecer – pensando bem talvez a única – é que aumenta o nosso reservatório de memórias paramétricas, isto é, lembranças de outros tempos para irmos comparando com o tempo presente, e assim, nos revigorando... 13 de maio de 2011, 30 anos juntos e 28 de casados. Aí estão as manifestações escritas, as fotos, registros que documentam aquela significativa data. Pensei que este seria o melhor presente a te oferecer, Flavio Amado, neste dia também especial.

Nubia Hanciau


O Convite

Clique para ampliar


Os Homenageados


Mensagens

Clique para ampliar
   

A Homenagem


Fotos

Clique para ampliar
     
Dados pessoais

Currículo

Publicações

Álbum de fotos

Material didático

Cidadão Rio-Grandino

Links

Contato