Orientações



Universidade Federal do Rio Grande



Turma 2002

Ana Lúcia Milano

 

Título: Jeanne D'Arc, de Mary Gordon: textos e intertextos da história à ficção

 

Data da defesa: 03/set/2004

 

Resumo: Manhã de quarta-feira, 30 de maio de 1431. Um ritual é preparado na praça do Velho Mercado de Rouen. Todos aguardavam ansiosos para assistirem à queima de Joana Darc, jovem obstinada e insolente que, com sua fé inabalável, reergueu a nação francesa, entrando para a história, a cujo discurso não ficou atrelada. Personagem migrante por excelência, transpõe fronteiras, tanto genéricas quanto espaciais e temporais, ressurgindo na ficção contemporânea das Américas em Jeanne Darc (2000), de Mary Gordon, corpus eleito para esta pesquisa. Em um primeiro momento, os fatos que envolveram a trajetória de Joana Darc são recuperados por meio de uma breve historiografia, imprescindível para a compreensão de sua ressurgência na narrativa ficcional. A re/leitura da vida da heroína feita por Gordon remete a uma prática desconstrutora de modelos eurocêntricos e é analisada nesta dissertação a partir das teorias da metaficção historiográfica (Linda Hutcheon) e das reflexões críticas sobre o hibridismo (Zilá Bernd).

 

Maria Helena Rodrigues Fuão

 

Título: Uma leitura da ficção e da história na escrita de Setiembre, de Carmen da Silva

Data da defesa: 09/jul/2004

Resumo: A escritora rio-grandina Carmen da Silva (1919-1985), embora sendo um nome relevante das letras brasileiras, pois, além de precursora do feminismo, é autora de importante produção romanesca, ainda é desconhecida na Academia. Para resgatar e ampliar a visibilidade de sua obra, esta dissertação estuda sua primeira narrativa ficcional, Setiembre (1957), traduzida para o português com o título de Fuga em Setembro (1973), que retrata a decadência do governo de Juan Domingo Perón, um dos mais longos e marcantes da América Latina. O conflito que eclode no dia dezesseis de setembro de 1955, e que culmina com a deposição do líder, e as repercussões sociopolíticas desse fato, são retratados nessa obra e serão estudados nesta dissertação, levando em conta o entrecruzamento da história com a literatura.

Turma 2003

Alex Sandro Costa Ramos

Título: Nas margens da História e da Literatura: A margem imóvel do rio

Data da defesa: 30/ago/2005

Resumo: A presente dissertação propõe o estudo da relação entre literatura e história. A pesquisa visa a revisar e investigar as posturas contemporâneas que teorizam a respeito dessa relação e a analisar o livro A margem imóvel do rio, do escritor Luiz Antonio de Assis Brasil. Assim, este trabalho comporta divisões que objetivam distribuir os componentes analisados. Conforme tal ordenação, em primeiro lugar situam-se os princípios teóricos no que diz respeito à relação das duas áreas em questão; a seguir é feita a abordagem da ficção na narrativa histórica e vista a possibilidade de esta conter múltiplas versões. Em segundo lugar, encontra-se a revisão da obra literária de Assis Brasil no que se refere à história, temática principal de suas narrativas. Ao finalizar a dissertação, é realizada a análise de A margem imóvel do rio quanto aos aspectos representativos da história em seu enredo.

Jaqueline Thies da Cruz Koschier

 

Título: Mata-me de prazer... a ironia verissiana em O clube dos anjos

Data da defesa: 22/ago/2005

Resumo: O escritor Luis Fernando Verissimo, gaúcho de Porto Alegre, tem fama reconhecida em todos os meios populares tais como jornais, revistas e textos na internet. O público leitor aprecia sua linguagem despojada, sua ironia e, principalmente, seu humor. Todavia o reconhecimento acadêmico-científico de sua narrativa ainda não pode ser equiparado ao sucesso de vendas no Brasil e no mundo. Esta dissertação pretende analisar a presença da ironia e das estruturas paródicas no romance O clube dos anjos (1998), com o intuito de resgatar o texto de Luis Fernando do meio popular para estudá-lo à luz das teorias literárias, notadamente as de Linda Hutcheon e Mikail Bakhtin, contribuindo assim para que ele ocupe seu merecido lugar no cânone da Literatura Brasileira.

Kelley Baptista Duarte

 

Título: Carmen da Silva: nos caminhos do autobiografismo de uma 'mulheróloga'

Data da defesa: 01/jul/2005

Resumo: A feminista rio-grandina Carmen da Silva (1919-1985), mais reconhecida no âmbito jornalístico, tentou consolidar o talento de escritora por meio de sua produção literária. O romance Sangue sem dono (1964) apresenta parentesco íntimo com a narrativa autobiográfica e revela a influência da feminista Simone de Beauvoir. As adversidades, as barreiras e os preconceitos que Carmen da Silva enfrentou na sociedade rio-grandina serão relatados na autobiografia Histórias híbridas de uma senhora de respeito (1984). Ao considerar o autobiografismo prenunciado em Sangue sem dono, constata-se que a escritora iniciou sua produção literária sob os novos parâmetros da escrita feminina. A crítica literária canadense contemporânea contribuirá para se comprovar a possibilidade de revisitar a produção de Carmen da Silva. Esta pesquisa propõe ainda recuperar sua trajetória de vida, a partir da análise das "narrativas do eu", e trazer à luz a escritora rio-grandina no âmbito da academia.

Turma 2004

Carlos Roberto Cardoso Peres

Título: Linha do Parque, de Dalcídio Jurandir: romance histórico, social e proletário (a gênese do movimento operário no Extremo Sul do Brasil)

Data da defesa: 05/out/2006

Resumo: O presente trabalho procura analisar a representação da história do movimento operário na cidade do Rio Grande narrada no romance Linha do Parque, de Dalcídio Jurandir. A narrativa sugere a relativização das verdades históricas absolutas, revelando um enredo instigante cuja tônica encontra-se nas peculiaridades sociais, políticas e econômicas em que viviam os trabalhadores durante as primeiras décadas do século XX e a luta que empreendem para subverter a sociedade estabelecida através da união e organização de classe. Objetivando enfocar os aspectos gerais que envolveram as estratégias narrativas adotadas no romance, que segundo Homero Homem é o "único romance proletário (no Brasil) digno desse nome", analisamos as relações que podem ser estabelecidas entre o texto dalcidiano e as categorias criadas em torno do que se chama "arte engajada". Aqui tentamos demonstrar as possíveis relações existentes entre a literatura brasileira da década de 1930, elaborada a partir de grandes questões políticas e sociais que estavam em pauta no país naqueles anos, e o "realismo socialista" produzido na antiga União Soviética, com os quais a escrita de Linha do Parque teria dialogado.

 

Turma 2005

Luciano Passos Moraes

 

Título: Identidades transculturais: um estudo da série Visitantes ao Sul, de Luiz Antonio de Assis Brasil

Data da defesa: 14/setembro/2007

Resumo: Luiz Antonio de Assis Brasil destaca-se na literatura brasileira contemporânea por conceber romances nos quais episódios marcantes da história do Rio Grande do Sul são ponto de partida para a revisão de valores presentes no discurso historiográfico oficial. Nessa perspectiva, traz à luz heróis comuns, freqüentemente relegados ao esquecimento, e logra uma ficção que incita a reflexão a respeito de temas contemporâneos, notadamente a riqueza do contato entre diferentes culturas. A partir dessas noções, esta dissertação de mestrado propõe a leitura e análise dos romances O pintor de retratos (2001), A margem imóvel do rio (2003) e Música perdida (2006), no que diz respeito à trajetória de seus protagonistas. Na investigação são observados os processos de busca identitária das personagens, por meio da relação com outros temas contemporâneos, dentre os quais despontam as questões de alteridade, transculturação e hibridização. A observação desses aspectos na série Visitantes ao Sul visa contribuir para a valorização da ficção de Assis Brasil no âmbito acadêmico, a partir de referencial teórico ligado ao campo dos estudos culturais.

Turma 2007

Sara Maria Ezedin Pinho

Título: Visões de criança, história de adultos. Uma leitura de Fault Lines de Nancy Huston

Data da defesa: /março/2010

Resumo: Fault Lines (2007) de Nancy Huston apresenta um novo caminho para os estudos no campo do entrecruzamento entre a história e a ficção. As duas formas narrativas intercambiam seus modos de lidar com o tempo, mas a infância ainda não fazia parte dessas correspondências. Nas narrativas de quatro crianças de seis anos da mesma família, porém, em épocas e lugares diferenciados, adentramos a história maior sob uma perspectiva infantil. De 2004 a 1945, o tempo presente se torna passado e as linhas de falha de cada personagem se tornam evidentes. Sol, Randall, Sadie e Kristina redimensionam a história dos adultos e revelam, através da ficção, uma nova forma de olhar o tempo pretérito.

Turma 2008

Cristina Fuentes Hamerski

Título: Os crimes da Rua do Arvoredo. Versões e subversões em Cães da Província e Canibais: paixão e morte na rua do Arvoredo

Data da defesa: 21/junho/2010

Resumo: Quem diria que na pequena e provinciana Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, em pleno ano de 1863, José Ramos e Catarina Palse, casal aparentemente comum, residente na então rua do Arvoredo (hoje rua Coronel Fernando Machado), fosse responsável por exterminar friamente várias pessoas? E para piorar, acredita-se que usaram as carnes das vítimas para fabricar linguiças e comercializá-las para população local. Mas tão interessante quanto os detalhes desse fato bizarro são as constantes transformações pelas quais passam as inúmeras reapropriações e reescrituras ao longo dos anos a respeito desses crimes, chegando finalmente a contradizer em muitos aspectos a história “oficial”. Este parece ser o caso dos romances Cães da Província (1999), de Luiz Antônio de Assis Brasil, e Canibais: paixão e morte na rua do Arvoredo (2008), de David Coimbra, que fornecem duas expressivas versões sobre o fato. Considerando esse evento macabro presente na memória coletiva dos porto-alegrenses, esta pesquisa terá por objetivo verificar de que forma o sombrio episódio denominado “Os crimes da rua do Arvoredo” é trabalhado nas narrativas ficcionais referenciadas, estabelecendo relações da história com a literatura.

A maior parte dos dados foram capturados em: http://www.ppgletras.furg.br/dissert.htm



















Dados pessoais

Formação acadêmica e titulação

Projeto Carmen da Silva

Produção bibliográfica e artigos

Pesquisas

Orientações

Material Didático Doutorado 2012

Bancas e participações em eventos

Prêmios

Links

Blog

Contato